Enquanto o mês de outubro é dedicado à saúde da mulher, com o Outubro Rosa; o mês de novembro é dedicado à saúde masculina. Para quem não sabe, o Novembro Azul é um alerta para o câncer de próstata e para a relevância dos exames regulares e do diagnóstico precoce da doença.

A campanha começou em 1999, na Austrália em um Pub (pasmem!).

Reeducação postural, fortalecimento de músculos e de ossos, controle de respiração, diminuição de dores musculares são alguns benefícios que a prática de Pilates traz. Em qualquer fase da vida, da gestação à melhor idade, os exercícios são centrados no fortalecimento do organismo como um todo e utiliza a força dos músculos como impulso para ter energia necessária para a atividade.

O método pilates, além de contribuir para a forma física, também colabora para o alívio do stress e no estímulo da memória. O diferencial do Pilates em relação a outros métodos de exercícios físicos é que todos os movimentos exigem conexão mente-corpo, o que gera maior equilíbrio entre esses dois centros do cérebro (periférico e central).

Durante o envelhecimento, é iniciado o processo chamado de sarcopenia, que consiste na perda drástica de massa e força muscular. Por isso, os idosos devem se exercitar para evitar a perda da autonomia e o comprometimento da qualidade de vida.