O método Pilates faz cada vez mais sucesso entre os adeptos de atividade física e de uma vida mais saudável. Ele traz como um dos seus principais benefícios a conexão entre mente, corpo e espírito, na busca pelo equilíbrio do indivíduo e qualidade de vida independente da idade.

Mas entre tantos benefícios proporcionados pelo método, conheça os quatro principais.

Ganho da flexibilidade

A flexibilidade é considerada uma capacidade física mista na qual exige grande participação do sistema nervoso central e condicional. Ela condiciona a obtenção de grande amplitude articular durante a execução dos movimentos, além de previnir doenças articulares e dores musculares.

Mas ao longo do tempo, essa flexibilidade se prejudica por conta da falta de estímulo, acarretando prejuízos musculares e articulares. É nesse momento que se torna extremamente importante promover músculos flexíveis - benefício que o método Pilates proporciona aos praticantes, independente da idade.

Ganho de força muscular

A força muscular é extremamente importante para o funcionando perfeito das articulações, performance muscular, sustentação do corpo  e o desenvolvimento do desempenho das habilidades motoras do indivíduo durante toda a sua vida.

O Pilates estimula esse ganho de força de uma forma organizada e ainda não sobrecarrega os músculos do corpo. Esse benefício ocorre por conta de um recrutamento muscular máximo, essencial para o ganho de força, e que é potencializado pela concentração durante os exercícios.

É muito importante praticar corretamente os exercícios de Pilates para conquistar o benefício do ganho de força em  todas as fases da vida, principalmente após os 30 anos, fase em que se inicia o decréscimo da força muscular.

Estabilidade Articular

A estabilidade articular é essencial para que o indivíduo tenha um total desempenho em todas as suas atividades diárias. O que promove essa estabilidade articular (sem frouxidão) é a força dos músculos. E os exercícios de Pilates contribuem para o ganho de força de forma organizada, promovendo movimentos articulares funcionais, sem desgaste, sem compressões e sem dor.

Além disso, o método deixa as articulações saudáveis prevenindo e tratando das dores articulares decorrentes de processos degenerativos, como artrose e artrite.

Pilates  Emagrece

A prática do Pilates contribui para a perda de peso. A conexão entre mente e corpo proporcionada pelo método aumenta o estado de concentração durante os exercícios e proporciona maior foco no objetivo de emagrecer. O fato do exercício ser trabalhado de forma contínua e de baixa intensidade, por meio de exercícios de solo, trabalhando abaixo do limiar anaeróbio, contribui para a utilização da gordura como fonte de energia, o que é chamado de lipólise, de acordo com a Profa Dra Eliane Coutinho.

Além disso, os exercícios mais intensos e com intervalos aumentam a massa muscular e aceleram o metabolismo, contribuindo para o emagrecimento.

Fonte: R7