O método pilates, além de contribuir para a forma física, também colabora para o alívio do stress e no estímulo da memória. O diferencial do Pilates em relação a outros métodos de exercícios físicos é que todos os movimentos exigem conexão mente-corpo, o que gera maior equilíbrio entre esses dois centros do cérebro (periférico e central).

De acordo com os princípios do seu criador Joseph Pilates. “A execução dos movimentos só será eficaz com a conexão mente-músculo, a qual promove desvio do objeto causador do stress pela concentração.

Segundo Dra. PhD em pilates Eliane Coutinho, a prática do Pilates exige foco e conexão com os músculos em atividade, o que pode fazer com que o praticante se desconecte do “alvo estressante” bloqueando uma série de alterações químicas responsáveis pelo stress físico e mental.

Outro benefício trazido pelos exercícios criados por Joseph Pilates é a melhora da memória. “Toda a vez que o cérebro se concentra em uma atividade ocorre maior número de sinapse (conexão das células nervosas). Recentes estudos apresentados em conferência na Sociedade Norte-Americana para Psicologia do Esporte e Atividade Física, em Hunt Valley, concluíram que octogenários fisicamente ativos são mais concentrados e se distraem com menos facilidade do que sedentários da mesma idade”, relata.

Por esse motivo, a especialista destaca que um estilo de vida ativo, mesmo sem a prática de atividades intensas, em qualquer idade, ajuda a manter a capacidade de pensar e de reagir a situações. “Um dos motivos associados a esse benefício é a melhoria da condição cardiovascular que aumenta o fluxo sanguíneo e a oxigenação do cérebro”, justifica.

Para um melhor aproveitamento dos benefícios do Pilates, Dra. Eliane recomenda a prática dos exercícios em ambiente silencioso e harmonioso, em aulas individuais. “O método Pilates prima pela concentração toda vez que o aluno executa o movimento, e o papel do professor de Pilates é essencial no estímulo dessa concentração”, afirma.

A aula de Pilates Clássico Científico deverá ser muito mais que um conjunto de exercícios, é uma aula de adaptação muscular, de transformação de músculo velho (sedentário) em músculos jovens e de diminuição do stress oriundo desse novo estilo de vida.

Fonte: Gazeta Esportiva